Construir vizinhanças no The Sims 2 é definitivamente uma das minhas atividades favoritas! Isso porquê, além de simples é algo completamente intuitivo. Nessa nova série de posts vamos projetar vizinhanças vibrantes que são diferentes de tudo que você já viu, de forma orgânica e natural!
Construir vizinhanças vai muito além do que apenas decorar um bairro, envolve pensar nas sensações que você quer transmitir, nos tipos de lotes que deseja desenvolver e acima de tudo, das histórias que quer contar. Mas não se preocupe, este é definitivamente um projeto que deve ser feito sem pressa. O segredo aqui é tornar este processo algo prazeroso e antes de mais nada, recompensador. Porque criar uma vizinhança que você pode jogar amanha, se pode desenvolver algo que estará com você pra sempre?
Toda vez que estou criando uma vizinhança, me imagino como um artesão. Que mesmo em sua longevidade, é capaz de usufruir pacientemente da obra de sua vida. Visualizo os livros que vou escrever sobre esses projetos e me vejo folhando essas enciclopédias e compartilhando com meus filhos e minha família como cada pequena história torna esses mundos virtuais tão especiais. Criar um laço emocional com essa idealização faz tudo valer a pena. Porque no fim, as histórias que contamos são partes de quem nós somos.
Conteúdo
O Mapa da vizinhança
A primeira coisa a se fazer, é definir qual será a base para seu novo bairro. Particularmente, recomendo um mapa mais enxuto, com ruas próximas e tamanhos menores. Construir em uma base assim, permitirá transmitir à vizinhança uma sensação acolhedora e calorosa. E há diversas maneiras de se fazer isso:
- Você pode criar seu próprio mapa no SimCity 4
- Baixar um mapa criado por outra pessoa
- Usar um dos mapas que já estão no jogo
A ideia aqui é começar com um mapa completamente vazio, relativamente bem dividido e que apresente espaço para cada uma das regiões que vamos desenvolver ao longo do processo. Se você quiser baixar um mapa criado por outra pessoa confira nossa Lista de mods recomendados na categoria de vizinhanças.

Não importa qual mapa você use, quando estiver escolhendo, é importante levar alguns pontos em consideração:
- É recomendado que o mapa possua entradas e saídas: não é uma exigência, mas faz muito mais sentidos mapas que possuam uma forma de entrar e sair da cidade. Isso torna o conceito um pouco mais realista e menos fantasioso. Quer dizer, se você escolher uma ilha sem ponte de acesso, como seus Sims teriam chegado lá? Portanto pensar na forma como os Sims se deslocam dentro do mapa é importante.
- Invista em um terreno não muito grande: Como citado anteriormente, escolher um mapa grande e espaçado, pode a longo prazo prejudicar a experiência que você deseja transmitir. Recomendo que comece por mapas menores que tenham um espaçamento de quadras mais realistas e proporcionem todo espaço que você precisa para construir. Nem de mais, nem de menos.
Instalando mapas personalizados:
Uma vez que você baixou o mapa que deseja usar, pode instalá-lo extraindo seus arquivos para: Documentos | EA Games | The Sims 2 Ultimate Collection | SC4 Terrains.
Os mapas geralmente possuem 6 arquivos. Uma imagem .png do mapa, um arquivo .sc4 e mais quatro imagens para concreto, deserto, terra e grama. (Alguns não possuem uma amostra de imagem para cada tipo de terreno, mas isso não é um problema).
Depois de mover os arquivos para a pasta SC4 Terrains, o mapa aparecerá na lista de bairros quando você for criar sua nova vizinhança.
Lotes iniciais:
Nessa fase do projeto é importante ter em mente, quais lotes ou edifícios você precisará para começar seu bairro. Você não precisa começar com todos os lotes de comunidade possíveis. Mas é recomendado que hajam lotes suficientes onde seus moradores possam viver felizes e interagir com o mundo.
Vamos começar Vila Água Azul com 20 Sims. (Falaremos mais sobre isso a seguir). Serão necessárias algumas instalações e empresas para todos esses Sims possuírem ou trabalharem. Tendo isso em mente, aqui vão os edifícios que vamos precisar:
- Prefeitura
- Parque da cidade
- Padaria
- Mercearia
- Loja de roupas
- Loja de Eletrodomésticos
- Quartel dos Bombeiros
- Abrigo de animais
- Delegacia
- Correios
- Banco
- Clínica
- Escola
- Igreja
- Restaurante
- Boliche
- Cinema
- Moradia para 20 residentes
Isso pode parecer muito, e de fato é. Criar uma vizinhança personalizada é bastante trabalhoso, mas super recompensador! Você não precisa começar com todos estes edifícios se parecer esmagador. Você pode começar por exemplo, apenas com o Parque e mercearia (ou o que quer que seja) e construir os de mais lotes ao longo do tempo, enquanto joga.
Ou pode também baixar lotes e edifícios criados por outros jogadores, pra que não seja necessário construir tudo do zero. Particularmente, prefiro construir cada um desses lotes, mas nem todos são assim. No entanto, você ainda pode criar uma vizinhança personalizada usando lotes de outros jogadores.
Lembre-se: Essa é apenas a fase do Planejamento. Nesse ponto, não é necessário se preocupar tanto com a logística das coisas. Vamos apenas criar os lotes que desejamos para começar nosso bairro. Pra mim, é importante que ele seja o mais autossuficiente possível, por isso, prefiro começar com tantos lotes.
Planejamento de Distritos
Agora que você escolheu um mapa para sua vizinhança e construiu uma lista de lotes iniciais, o próximo passo é planejar os distritos do seu Mapa. Aqui está um exemplo de como estou planejando configurar Vila Água Azul:

Acabei de tirar uma captura de tela do mapa, mas você pode usar a imagem de referência do site em que baixar sua vizinhança. Tanto faz. Isso é apenas uma referência pra ajudá-lo com o planejamento da vizinhança. Não há necessidade de fazer algo tão bonito ou elaborado.
Em seguida comecei a fazer as marcações e planejar o que desejo para o bairro. Adicionei todos os edifícios que pretendo construir, separando-os em três distritos:
- Distrito comercial: Este será o local onde todos os serviços e empresas estarão localizados, incluindo lojas, departamento de polícia, bombeiros e mais. Você não precisa seguir o mesmo planejamento que o meu, pode ajustá-lo de acordo com o seu mapa. Priorizei o centro comercial no coração da cidade.
- Distrito de entretenimento: Este será o local onde todos os bares, restaurantes e lotes relacionados ao entretenimento estarão localizados. É o equivalente ao “centro da cidade” da nossa vizinhança. Uma vez que não pretendo adicionar um centro separadamente.
- Distrito residencial: Aqui é onde todas as moradias estarão localizadas. Se desejar, você pode subdividir ainda mais essa área como por exemplo com, regiões pobres, ricas, apartamentos, casas de praia e etc. Mas neste momento inicial essa divisão é suficiente. Obs: Diversos pontos sem marcação podem receber lotes residenciais no futuro mesmo estando completamente fora do distrito residencial.
Não se preocupe muito com isso. Este planejamento inicial fornecerá uma base/ideia para começarmos a trabalhar, mas podemos alterá-lo a qualquer momento se desejarmos. Fica muito mais fácil começar se você tiver uma ideia de quais lotes vai precisar e onde eles vão estar.
Sims da vizinhança
Agora que temos uma ideia geral do esboço para nosso bairro personalizado é hora de começar a pensar nos moradores iniciais! Idealmente pode ser inteligente começar somente com Sims solteiros, afim de que eles se encontrem e escolham seus próprios parceiros. Apesar de não ser realista, é uma ótima forma de garantir que você não estará controlando cada pequeno aspecto da vida de seu Sim e o dará algum nível de autonomia.
Entretanto, se preferir, você pode começar a vizinhança com algumas famílias e casais já projetados. A escolha é sua. Essa é uma fase importante, uma vez que planejar as famílias lhe dará uma visão mais abrangente na hora de projetar as casas.
Variedade genética
Ao planejar os moradores da cidade, considere a variedade genética. É interessante ter certeza de que tenhamos uma variedade de tons de pele, cores de cabelo e olhos em nossa vizinhança para que as próximas gerações não sejam exatamente iguais à primeira.
Tons de pele
Independente se você usa ou não conteúdo personalizado, começar com um mínimo de 16 Sims e um máximo de 24 pode ser uma combinação interessante, uma vez que ficará mais fácil formar casais e dar início ao ciclo de reprodução da vida para multiplicar seus cidadãos. Dessa forma será mais simples de criar infinitas combinações e diversificar a genética no seu bairro.
Cores de olhos
Se estiver usando conteúdo personalizado, pode ser interessante distribuir igualmente cada cor de olhos. Caso contrário é interessante criar a mesma quantidade de Sims para cada tipo de olho, por exemplo: 4 Sims de olhos castanho, 4 de olhos verdes, 4 de olhos azuis e 4 de olhos cinzas. Com qual cor de olhos sua próxima geração nascerá?
Cores de cabelo
Comece usando apenas as cores de cabelo da maxis: Preto, castanho, loiro e ruivo. Se estiver usando um sistema diferente de cores de cabelo, pode dividi-las de forma igual entre os Sims iniciais que criar para garantir uma boa variedade genética.
Planejando seus Sims
Gosto de usar uma planilha pra me ajudar a planejar meus Sims. Essa tem sido uma maneira mais intuitiva de garantir que não cometerei erros relacionados à falta de variedade genética ou de personalidade. Isso também me ajuda a manter os dados destes Sims organizados em um só lugar. Veja como planejei os Sims iniciais de Vila Água Azul:

Como você pode ver, eu fiz dois gráficos – Um para as 10 Sims Femininas e outro para os 10 Sims Masculinos. Na primeira coluna distribui os tons de pele uniformemente entre os Sims, na segunda coluna distribui as cores dos olhos, na terceira coluna distribui as cores de cabelo, marcando com tonalidades diferentes essas duas para fácil localização.
Em seguida me certifico de não ter repetido nenhuma combinação de cores de cabelo e olhos. Mantendo as cores igualmente distribuídas entre homens e mulheres como por exemplo:
- 2 mulheres com olhos azuis e cabelos Loiro e Preto
- 2 homens com olhos azuis e cabelos Ruivo e Castanho.
Não há muito com o que se preocupar nessa parte uma vez que dependendo da quantidade de Sims que você for criar, eventualmente uma ou outra combinação deve se repetir.
Também planejei o papel de cada Sim na vizinhança e o edifício que precisarei criar para eles. Isso está ligado ao planejamento inicial conforme discutimos acima. Dependendo de como você gosta de jogar com a sua vizinhança essa ideia pode ou não se aplicar à você. Pra jogar de forma integrada, cada Sim deve possuir cada uma dessas lojas ou empresas. Se você pretende dar a eles profissões normais, não é necessário atribuir papéis para eles.
Conclusão
No primeiro estágio da criação de um bairro personalizado para The Sims 2, planejamos nosso mapa, iniciamos as construções, definimos os distritos e organizamos a pré-disposição dos lotes. Assim como, definimos quais Sims farão o quê. Não há maneira certa ou errada de construir seu próprio bairro, entretanto esse é um passo a passo interessante se estiver buscando inspiração! É importante ao longo do tempo encontrar o que funciona melhor pra você, podendo muitas vezes desenvolver um método completamente diferente para seu próprio projeto!
Na próxima parte dessa série vamos descobrir Como criar um bairro completamente limpo sem Townie algum, onde possamos construir a partir do absoluto zero!
Importante lembrar que este post não existiria sem a visão e método de jogo da PleasantSims, que vem me inspirando a jogar The Sims 2 de forma diferente e mais estratégica. Este post é uma adaptação do post original dela. E vem de encontro direto com o desafio Construtor de vizinhanças que compartilhei com vocês alguns meses atrás!
The Sims 2 – Tutorial de Vizinhança Personalizada
- Parte 1: Planejando sua vizinhança
- Parte 2: Criando um bairro completamente vazio
- Parte 3: Criando os residentes no Body Shop
- Parte 4: Finalizando os residentes no Criar um Sim
- Parte 5: Construindo os lotes e transferindo os Sims